
O basquete 3×3 nasceu nas ruas dos Estados Unidos, e veio a ser reconhecido como uma categoria em 2007, durante os jogos asiáticos na cidade de Macau, porém foi introduzido a nível mundial nos jogos asiáticos da juventude em 2009, em Singapura. O primeiro campeonato mundial foi realizado na Itália em 2011 e foi a equipe de nova Zelândia quem venceu.
O 3×3 é uma versão cortada do jogo tradicional de basquetebol, e foi reconhecido como modalidade oficial pela FIBA (Federação Internacional de Basketball). O jogo é realizado em meia quadra de basquete com 4 jogadores de cada time sendo 3 em campo e 1 na reserva, com 10 minutos de duração ou até alguma equipe marcar 21 pontos sendo então vitoriosos.
No último domingo dia 6 de setembro aconteceu em São Paulo a final da Liga 3×3 nas categorias Sub 15, Sub 18 e simultaneamente, pela primeira vez no Brasil, a Challenger Internacional ANB 3X3 que contou com a presença dos quatro melhores jogadores de 3×3 do mundo Novi Sad é o atual líder do ranking mundial da Fiba. Para a organização ¨a maior parceria entre a Liga e a Challenger é a troca de experiência do publico jovem, com atletas de alto nível no mesmo ambiente.¨
A Henri Trampolim em parceria com o programa Talita Sem Edição apoiaram a equipe HYDRA que vem se destacando na modalidade e já colecionam mais de oitenta vitórias e 10 títulos estaduais.
Parabéns a Associação Nacional de Basquete 3×3 ANB3, pela organização do evento. Força ao basquete nacional e a está modalidade que tem atraído diversos jovens na parte do mundo.